Política de Privacidade
Última modificação: 29/05/2025
Seja bem-vindo(a) ao SuperApp VR e Você!
1. Introdução
1.1. Obrigado por se conectar com a VR! A VR respeita a sua privacidade e reconhece o quanto é importante para você conhecer e estar seguro sobre a utilização dos seus dados pessoais na sua interação com os produtos e serviços que oferecemos por meio do SuperApp VR e Você (“SuperApp ”).
1.2. O SuperApp tem como objetivo centralizar a experiência dos Usuários, oferecendo, por meio de uma interface integrada, o acesso a todos os serviços e produtos da VR (“Solução(ões)”). Por meio do SuperApp, o Usuário poderá acessar as funcionalidades ligadas ao uso de seus cartões VR, como consulta aos saldos, extratos e rede credenciada, pagamentos por QRCode, registro da jornada de trabalho por meio de ferramentas de gestão de ponto eletrônico, além de funcionalidades como concessão de crédito, cashback, marketplace, bem como outros serviços e produtos oferecidos por parceiros da VR, incluindo Soluções como programas de fidelização e outras vantagens e ofertas, de maneira simples e intuitiva.
1.3 Para a utilização do SuperApp, é necessário que as empresas VR, identificadas no item 1.7 abaixo, coletem informações ao longo da navegação e do uso do usuário (você).
1.4. Por esse motivo, o objetivo deste documento (“Política”) é garantir a transparência quanto ao tratamento de seus dados pessoais para permitir o uso efetivo de todas as Soluções oferecidas pelo SuperApp, bem como possibilitar que você obtenha acesso facilitado a informações claras e adequadas a respeito da utilização de dados pessoais no decorrer da sua interação com as funcionalidades do SuperApp. Nesta Política, você terá acesso a (i) informações sobre todas as possibilidades de tratamento dos seus dados pessoais pela VR, durante a utilização, de qualquer natureza ou forma, do SuperApp, incluindo quais dados são utilizados, quem tem acesso a eles e para quais finalidades eles são tratados; além de (ii) orientações a respeito de como exercer os direitos que lhe são garantidos pela legislação vigente, em especial pela Lei Federal n.º 13.709/2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD”). Portanto, recomendamos que você leia atentamente esta Política.
1.5. Para que você possa acessar e utilizar o SuperApp, é importante que você conheça o conteúdo desta Política, que deverá ser lida junto aos Termos de Uso do SuperApp da VR (“Termos”). Os termos aqui empregados estão definidos nesta Política e/ou nos Termos.
1.5.1. Os Termos apresentam informações gerais sobre a utilização do SuperApp.
1.6. Esta Política se aplica a todos os serviços e funcionalidades que integram o SuperApp, exceto quando tais serviços ou funcionalidades possuírem políticas ou documentos específicos próprios cuja aplicação afaste a incidência da Política ou dos Termos do SuperApp.
1.7. Esta Política do SuperApp abarca as seguintes empresas, sempre denominadas em conjunto, nesse instrumento, como “VR”:
VR Benefícios: VR Benefícios e Serviços de Processamento S.A., com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Dos Bandeirantes, n.º 460, CEP: 04553-900, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 02.535.864/0001-33, e suas filiais; e
VR Shopping: VR Shopping Serviços de Tecnologia e Marketing S.A., com sede na Cidade de Barueri, Estado de São Paulo, na Alameda Madeira, n.º 162, CEP: 06.454-010, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 19.734.676/0001-37.
1.8. Caso você permaneça com alguma dúvida, basta contatar a VR por meio do canal do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (encarregado_vr@vr.com.br) ou dos telefones (11) 4004-4938 (para regiões metropolitanas) ou 0800 596-3838 (demais localidades), conforme o item 11.5 desta Política.
2. Dados Pessoais Coletados
2.1. Para fins desta Política e com base na definição prevista na LGPD, a VR considera dado pessoal qualquer informação que identifique você diretamente ou permita identificá-lo. Dados anonimizados ou agregados ou que de outra forma não permitam a sua identificação não são considerados dados pessoais.
2.2. Todos os dados pessoais coletados pela VR estão relacionados com o SuperApp e serão utilizados para que a VR possa viabilizar o seu acesso à Plataforma, assegurar a criação e gestão da sua conta online, por meio do Acesso VR, previsto nos Termos (“Acesso VR”), bem como para aperfeiçoar o SuperApp, a sua experiência com a VR, o desenvolvimento de novas Soluções, e parcerias e associações da VR.
2.3. A VR coleta os dados pessoais mencionados abaixo para que possa desempenhar suas funções e oferecer as melhores Soluções a você. Todos os dados pessoais coletados estão relacionados com o SuperApp.
2.3.1. Dados cadastrais: dados como nome, sobrenome, data de nascimento, endereço, gênero, telefone, e-mail de contato e número do cartão beneficiário. Dados de dependentes e beneficiários de usuários do SuperApp também poderão ser coletados.
2.3.2. Dados financeiros: dados referentes ao cartão físico e/ou virtual VR, como número do cartão, dados do fornecedor do benefício, data de ingresso, nome e sobrenome do titular do cartão, dados de pagamento, informações sobre saldo e controle de gastos e outros dados pertinentes à finalidade de gestão de gastos e benefícios.
2.3.3. Dados bancários: dados referentes a solicitações de empréstimos consignados com parceiros da VR ou resgate de benefícios ou demais valores, por meio do SuperApp, como informações referentes ao perfil e histórico de crédito do beneficiário, dados fornecidos pelo RH das empresas contratantes, dados referentes à renda e salário dos titulares e outros, caso a funcionalidade seja utilizada.
2.3.4. Dados profissionais: dados e informações pessoais relacionados a contribuições de natureza trabalhista ou de previdência social, disponíveis em bases públicas ou privadas para fins de concessão de crédito.
2.3.5. Dados biométricos: dados de biometria para garantir a autenticação e a prevenção à fraude no seu uso do SuperApp.
2.3.6. Dados relacionados ao uso do cartão VR: dados gerados a partir do uso do SuperApp e do cartão VR, como históricos de transações realizadas nos cartões de beneficiários, perfil de consumo e localização dos estabelecimentos consumidos, dados gerados a partir de chamados em atendimentos da VR, entre outros dados gerados a partir da sua experiência.
2.3.7. Dados relacionados à navegação: dados coletados enquanto você utiliza o SuperApp, inclusive por meio da sua navegação no SuperApp, como (i) dados sobre a localização derivada do seu endereço de IP ou outros meios, geolocalização e outras informações de localização em tempo real; (ii) dados técnicos, como os computadores, telefones e outros dispositivos por meio do(s) qual(is) você instala ou acessa o SuperApp, o tipo de conexão de rede (por exemplo, Wi-Fi, 3G, LTE) e o desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, e o tipo do navegador, o sistema operacional e a versão do aplicativo utilizado, quando aplicável; ou mesmo (iii) dados gerados a partir de qualquer interação entre você e outros usuários, as funcionalidades da VR ou outras entidades a ela vinculadas, mediante contrato ou vínculo técnico, por meio do SuperApp.
2.3.8. Dados adicionais: na forma e nos limites do consentimento correspondente concedido por você, nos casos em que for necessário para o uso das Soluções, de acordo com as disposições desta Política e dos Termos, e no limite do que for permitido pela lei.
3. Formas de Coleta de Dados Pessoais
3.1. A VR coleta os seus dados pessoais das seguintes formas:
3.1.1. Informações que você compartilha com a VR: no momento da criação do Acesso VR para uso do SuperApp, você fornece à VR dados diversos, como nome completo, CPF, data de nascimento, contato, dados financeiros, a fim de viabilizar a execução das Soluções da VR a você.
3.1.2. Informações obtidas quando você acessa o SuperApp: por meio de cookies e outras tecnologias similares, são coletados dados como visualização de páginas e aparelhos e dispositivos usados para navegação, bem como informações referentes ao uso de determinadas funcionalidades do SuperApp por você.
3.1.3. Informações obtidas por meio das empresas que compõem a VR ou que a VR Benefícios possua participação societária, de acordo com os seus respectivos termos de uso e políticas de privacidade, quando não mencionadas nesta Política.
3.1.4. Informações enviadas por terceiros: dados obtidos de terceiros, por conta de parcerias estabelecidas para viabilizar o desenvolvimento de determinadas Soluções da VR, ou para atualizar ou complementar dados necessários para a promoção das Soluções da VR e para monitoramento dos riscos relacionados a parcerias (por exemplo, caso de análise de condições de crédito de estabelecimentos credenciados), na forma e nos limites do consentimento correspondente concedido por você, quando o consentimento for necessário, e sempre no limite do que for permitido ou exigido pela lei.
3.1.5. Informações obtidas por meio de consulta a fontes e banco de dados públicos: dados relacionados a você cujo acesso é público ou que foram tornados públicos por você. O tratamento desses dados levará em consideração a finalidade, a boa-fé e o interesse público que justificaram sua disponibilização, nos limites permitidos pela legislação aplicável, e ocorrerá, inclusive, (i) nos casos necessários para cumprimento com obrigações específicas emitidas por entes públicos, como Banco Central do Brasil (BACEN), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), relacionados ao monitoramento de transações suspeitas de crime de lavagem de dinheiro, bens e valores; (ii) assim como quando necessários para garantir prevenção a fraudes em processos de contratação de parceiros (por exemplo, estabelecimentos credenciados).
4. Finalidades do tratamento de dados pessoais
4.1. As informações coletadas pela VR durante o uso do SuperApp poderão ser utilizadas para as seguintes finalidades:
Para cadastro do Acesso VR (contas) no SuperApp:
4.1.1. Permitir o oferecimento do SuperApp, o que inclui o seu registro e identificação para fins de acesso.
Para gestão de Soluções aos usuários da VR:
4.1.2. Sistematizar os modos de uso das Soluções, relacionando e cruzando dados gerados pelo seu uso, como usos de conteúdos e funcionalidades disponíveis no SuperApp ou quaisquer outras atividades empreendidas no uso dessas Soluções, permitindo as melhores recomendações das Soluções a você.
4.1.3. Aprimorar as iniciativas comerciais e promocionais da VR, nos limites permitidos pela lei, e proporcionar experiências personalizadas para você, por meio do envio de mensagens sobre novas Soluções, publicidade, promoções, marketing por todos os canais de comunicação disponibilizados pela VR, definição de perfil de consumo, cruzamento de dados para criação de novas campanhas, ou outras formas de marketing relacionadas às Soluções da VR.
4.1.4. Permitir o envio de avisos referentes às Soluções da VR, bem como às suas políticas internas, a fim de permitir que você explore todas as funcionalidades oferecidas pela VR n as suas Soluções.
4.1.5. Permitir o acesso ao crédito, a realização de operações previdenciárias e oferecer funcionalidades e benefícios exclusivos aos titulares usuários do SuperApp, incluindo ferramentas integradas no SuperApp fornecidas por parceiros econômicos da VR visando facilitar a gestão financeira.
Para garantia de segurança e autenticidade no SuperApp:
4.1.6. Auxiliar na verificação e autenticação do Acesso VR e demais atividades geradas a partir do uso do SuperApp, e proporcionar segurança dentro e fora das Soluções da VR, investigando atividades suspeitas ou violações dos Termos ou da Política, bem como para monitoramento de possíveis fraudes na contratação de Soluções da VR.
4.1.7. Possibilitar o acesso facilitado e seguro às Soluções e ao SuperApp da VR, por meio do cadastro de senha biométrica, bem como para permitir a alteração de senhas de acesso ou bloqueio de cartão.
Para a melhoria da qualidade de funcionalidades e Soluções da VR:
4.1.8. Permitir a realização de consultas e questionários durante a utilização do SuperApp, bem como facilitar o desenvolvimento de produtos e iniciativas de pesquisa.
4.1.9. Gerar análises estatísticas sobre o uso do SuperApp, para que a VR possa compreender melhor as suas necessidades e interesses e, com isso, oferecer melhores Soluções e/ou prover informações relacionadas.
4.1.10. Compartilhar as informações com terceiros na medida do necessário para viabilizar a execução das Soluções da VR e respeitando os limites impostos pela legislação aplicável.
4.1.11. Compartilhar as informações no âmbito de outras plataformas e soluções que fazem parte da VR, a fim de beneficiar você e os demais usuários e viabilizar as Soluções prestadas, de maneira coordenada com as demais empresas.
4.1.12. Nos casos de atendimento das Soluções, necessárias à pesquisa de satisfação de atendimentos, bem como nos casos de aplicação de tecnologias de reconhecimento de voz, quando aplicadas para avaliar qualidade dos atendimentos da VR.
Para atendimento de interesses negociais e comerciais da VR:
4.1.13. Permitir auditoria legal para fins de operações societárias, como fusão, aquisição ou venda de todos os ativos da VR, e transferir as informações para o novo proprietário, caso a propriedade ou o controle do total ou de uma parte da VR ou seus ativos seja alterado.
4.1.14. Para controle interno nos casos de participação societária em demais empresas, quando os dados forem necessários para adequada gestão da divisão de lucros e dividendos entre acionistas (por exemplo, casos de compartilhamento de dados relacionados a compras de imóveis de empresas proprietárias em que a VR possua investimentos).
Para iniciativas de caráter comercial e promocional
4.1.15. Aprimorar as iniciativas comerciais e promocionais da VR, nos limites permitidos pela legislação aplicável, e proporcionar experiências personalizadas para você, por meio do envio de mensagens sobre novas Soluções, publicidade, promoções, marketing por e-mail, definição de perfil de consumo, cruzamento de dados para criação de novas campanhas ou outras formas de marketing.
4.1.16. Compartilhar informações com parceiros da VR e entre as empresas que a compõem (por exemplo, enriquecimento de base de dados, dados obtidos durante a navegação através de cookies, ou obtidos através de terceiros), a fim de aprimorar as Soluções oferecidas a você pela VR, por seus parceiros e empresas que a compõem (por exemplo, ofertas de produtos complementares), nos limites do seu consentimento, quando aplicável, e respeitadas as exigências sobre proteção de dados pessoais requeridas pela legislação aplicável.
Para atendimento de solicitação de órgão e entidades públicas:
4.1.17. Defesa da VR ou resposta a solicitações de autoridades judiciais, administrativas ou arbitrais (por exemplo, ordem judicial, mandado de busca ou intimação), se a VR entender, de boa-fé, que é necessário fazê-lo ou quando a VR assim for exigida em lei ou por decisão judicial, administrativa ou arbitral, e para cumprir requisitos das obrigações legais e regulatórias aplicáveis, com destaque para as exigências do BACEN e COAF.
Para outras finalidades:
4.1.18. Outros fins, na forma e nos limites do consentimento concedido por você, e nos limites da legislação aplicável.
5. Compartilhamento dos dados pessoais coletados
5.1. A VR poderá compartilhar os seus dados pessoais com terceiros, dentro dos limites da legislação aplicável ou do seu consentimento, quando necessário. Esse compartilhamento buscará atingir as seguintes finalidades:
5.1.1. Auxiliar no oferecimento ou na operação do SuperApp, por meio do compartilhamento de dados pessoais com prestadores de serviços e/ou parceiros (por exemplo, empresas que fornecem serviços de computação em nuvem), sempre dentro dos limites da legislação e conforme o seu consentimento prévio e específico, quando necessário.
5.1.2. Com base nas suas solicitações e/ou uso das Soluções disponibilizadas pela VR no SuperApp (por exemplo, para saque antecipado do FGTS ou para análise de informações de crédito, dados de compras ou outros dados financeiros necessários para concessão de crédito, conforme solicitado por você), estritamente limitado às finalidades por você solicitadas ou estritamente necessárias para disponibilizar o benefício e/ou a Solução prevista.
5.1.3. Permitir que terceiros (por exemplo, prestadores de serviços e/ou parceiros) possam realizar atividade de marketing, análises de marca, publicidade com base em interesses ou atividades similares, respeitados os limites legais, especialmente no que diz respeito ao princípio da não-discriminação.
5.1.4. Analisar e solucionar problemas técnicos e relacionados à fraude e segurança das Soluções da VR (por exemplo, verificação dos dados com fontes externas, como outros bancos de dados tais quais redes sociais e informações consolidadas em sistemas de acesso ao crédito, para fins de confirmação de identidade e prevenção à fraude e em casos necessários para aprimoramento ou suporte a processos e sistemas relacionados à gestão de incidentes de segurança da informação).
5.1.5. Permitir, nos casos em que estritamente necessário, auditoria legal para fins de operações societárias, como fusão, aquisição ou venda de todos os ativos da VR, e transferir as informações para o novo proprietário, caso a propriedade ou o controle do total ou de uma parte da VR ou seus ativos seja alterado. As disposições presentes nesta Política de Privacidade continuarão a ser aplicadas aos seus dados pessoais caso venham a ser transferidas para o novo proprietário.
5.1.6. Permitir a realização de parcerias por parte da VR, por meio do compartilhamento de dados pessoais, na medida em que forem necessários à concretização destas parcerias para fornecimento das Soluções disponíveis no SuperApp.
5.1.7. Desenvolver novos produtos e ofertas que sejam do seu interesse.
5.1.8. Permitir a concretização de obrigações contratuais da VR estabelecidas com você.
5.1.9. Para melhoria e aprimoramento de atendimentos da VR, como nos casos de contratação de serviços de atendimento automatizados, bots, entre outras tecnologias de aprimoramento dos sistemas e canais de atendimento a você.
5.1.10. Defesa da VR ou resposta a solicitações de autoridades judiciais, administrativas ou arbitrais (por exemplo, ordem judicial, mandado de busca ou intimação), se a VR entender, de boa-fé, que é necessário fazê-lo ou assim for exigida em lei ou por decisão judicial, administrativa ou arbitral, e permitir o cumprimento e a execução de obrigações legais e regulatórias, através de exigências de compartilhamento dos dados pessoais com as autoridades competentes dentro do estritamente necessário.
5.1.11. Gerar dados a respeito do uso do SuperApp, que serão disponibilizados com parceiros da VR e entre as empresas que a compõem, desde que os parceiros adotem práticas com nível adequado de proteção, à similaridade do que contido nesta Política.
5.1.12. Realizar e/ou divulgar análise estatística e resultados de pesquisas, respeitadas as exigências legais e setoriais sobre proteção de dados pessoais do setor financeiro.
5.1.13. Outros fins, na forma e nos limites do consentimento correspondente concedido por você ou com base em outras bases legais aplicáveis quando necessário, e no limite do que for permitido ou exigido pela lei.
6. Cookies e tecnologias semelhantes
6.1. Tecnologias como cookies, pixel tags, identificadores de dispositivo ou outros e armazenamento local ("Cookies e tecnologias semelhantes") são usadas durante a sua navegação no site da VR para transmitir, proteger e entender Soluções e anúncios, dentro e fora do SuperApp.
6.1.1. Cookies são pequenos arquivos armazenados no seu navegador, celular ou outro dispositivo. Pixel tags (também conhecidos como GIFs limpos, web beacons ou pixels) são pequenos blocos de código em uma página da web que permitem que elas realizem ações como ler e armazenar cookies e transmitir informações para os parceiros da VR. A conexão resultante pode incluir informações como o endereço de IP de um dispositivo, a hora em que você visualizou o pixel, um identificador associado ao navegador ou dispositivo e o tipo de navegador em uso.
6.1.2. Armazenamento local é uma tecnologia padrão da indústria que permite que um site ou aplicativo armazene e recupere dados do computador, celular ou outro dispositivo. Alguns exemplos incluem dispositivos ou armazenamento local HTML5 e caching.
6.2. Essas tecnologias poderão ser usadas, entre outros, para permitir que a VR apresente os conteúdos e ofertas mais relevantes para você, aprimorar as Soluções e ajudar a manter estas Soluções seguras.
6.3. Os nomes específicos dos Cookies e tecnologias semelhantes usados podem variar à medida que as Soluções são melhoradas e atualizadas, mas eles geralmente se restringem às categorias de uso abaixo:
Categorias de uso | Exemplos |
Autenticação | Responsável por indicar que você está conectado(a), para que seja possível oferecer a você os recursos apropriados, bem como para entender como você usa as Soluções da VR. |
Segurança do site e do blog | O objetivo é ajudar a manter a segurança das Soluções, oferecendo suporte ou ativando recursos de segurança e ajudando a detectar atividades que violam os Termos. |
Anúncios, ideias e medição | Responsável por analisar comportamentos de navegação e veicular anúncios, torná-los mais relevantes para você e analisar o uso das Soluções da VR. Por exemplo, é possível usar um cookie para descobrir se alguém a quem um anúncio tenha sido veiculado faz uma compra no site do anunciante ou instala o aplicativo anunciado posteriormente. Da mesma forma, parceiros podem usar cookies ou outras tecnologias semelhantes para determinar se a VR exibiu um de seus anúncios e qual foi o seu desempenho, ou informar como você interage com ele. |
Recursos e serviços do site e do blog | Responsável por ajudar a fornecer Soluções, por exemplo, quando você viu ou interagiu com conteúdo das Soluções, e fornecer a ele outros plug-ins sociais, outras experiências e conteúdo personalizados ou fazer sugestões. |
Desempenho | O objetivo é proporcionar a melhor experiência possível, por exemplo, ajudando a rotear o tráfego entre servidores e perceber com que velocidade as Soluções da VR são carregados para diferentes pessoas. Ocasionalmente, poderão ser armazenadas informações no seu navegador ou dispositivo para que os recursos em uso carreguem e respondam rapidamente. |
Análises e pesquisas | O objetivo é entender, aprimorar e pesquisar Soluções, incluindo quando você acessa a VR ou outros sites, blogs e aplicativos a partir do computador ou dispositivo móvel. Por exemplo, é possível usar Cookies ou tecnologias semelhantes (incluindo informações do seu dispositivo) para entender como você está usando plug-ins sociais e melhorá-los, podendo ser compartilhadas informações sobre essa análise com os parceiros da VR. |
6.4. É possível que você gerencie preferências de Cookies e outras tecnologias semelhantes a partir da configuração de seu navegador, recusando ou excluindo alguns deles. No entanto, essa opção poderá comprometer as Soluções da VR ou impedir o funcionamento de determinadas funcionalidades que integram as Soluções.
7. Serviços de terceiros
7.1. As Soluções da VR poderão conter links para produtos de parceiros, os quais possuem termos e políticas próprias. Contudo, a presente Política se limita às Soluções oferecidas pela própria VR.
7.2. A VR não se responsabiliza pelas práticas de tratamento de dados pessoais realizadas exclusivamente por esses terceiros. Por essa razão, a VR recomenda que você leia os termos e políticas exclusivas dos parceiros da VR antes de fornecer qualquer dado pessoal durante o uso do SuperApp.
7.3. A VR não se responsabiliza pelas operações financeiras, comerciais, previdenciárias ou semelhantes que sejam exclusivamente celebradas entre você e terceiros.
8. Armazenamento e segurança dos dados pessoais
8.1. Ao tratar os seus dados, a VR se esforçará para armazená-los e mantê-los protegidos, em ambientes seguros e controlados, respeitando a legislação vigente (com destaque para as regras setoriais aplicáveis). Por essa razão, seus dados pessoais serão armazenados com o emprego de altos níveis de segurança, contando inclusive com práticas de controle de acesso.
8.1.1. No oferecimento das suas Soluções, a VR busca sempre empresas que empregam alto nível de segurança no armazenamento das informações, estabelecendo contratos que não violam os termos desta Política de Privacidade.
8.1.2. A VR manterá seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para execução de suas Soluções, de acordo com suas obrigações legais e regulatórias. Após esse período, seus dados pessoais serão excluídos com segurança ou anonimizados, para que possam ser utilizados para fins analíticos. Você pode solicitar mais informações através dos detalhes de contato fornecidos nesta Política de Privacidade.
8.2. A VR se compromete a implementar, de maneira contínua, medidas físicas, técnicas e administrativas de segurança da informação no tratamento dos seus dados pessoais, em conformidade com as melhores práticas do mercado. Busca-se, assim, proteger os seus dados contra acessos não autorizados, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.
8.2.1. Nesse sentido, a VR permite que os seus dados pessoais sejam acessados pelos seus funcionários e outros terceiros apenas no limite do necessário para executarem suas atividades, de acordo com instruções expressas e mediante obrigação contratual de sigilo e confidencialidade dos dados pessoais tratados.
8.3. A fim de proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, a VR recomenda que você mantenha senhas fortes de acesso ao SuperApp, não compartilhe com terceiros, mesmo que de sua confiança, suas senhas e credenciais de acesso ao SuperApp e se proteja contra o uso não autorizado dos seus dispositivos de acesso.
9. Transferência internacional de dados pessoais
9.1. Os seus dados pessoais poderão ser transferidos para outros países, a fim de viabilizar o fornecimento e a operacionalização das funcionalidades e Soluções oferecidas por meio do SuperApp, conforme as finalidades descritas ao longo desta Política.
9.2. Caso os dados sejam transferidos, a VR assegura que qualquer operação de transferência internacional será conduzida com base nos mecanismos permitidos pela legislação aplicável, bem como observará os regulamentos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”), inclusive a partir da atualização desta Política.
9.3 . A VR declara que adota medidas contratuais para assegurar que quaisquer terceiros que recebam os dados pessoais objeto de transferência internacional possuem salvaguardas e padrões de proteção de dados e segurança da informação compatíveis com os adotados pela VR e previstos nesta Política.
10. Seus direitos enquanto titular dos dados pessoais
10.1. A VR adotará medidas técnicas e organizacionais apropriadas para cumprir as suas obrigações em relação ao atendimento de solicitações de exercício dos seus direitos enquanto titular dos dados pessoais. Nesse sentido, a VR se compromete a viabilizar da melhor forma possível os seus direitos tais quais previstos em lei, quais sejam:
10.1.1. Confirmação sobre a existência de tratamento pela VR.
10.1.2. Acesso aos dados pessoais tratados pela VR.
10.1.3. Correção dos dados pessoais tratados pela VR sempre que estiverem incompletos, inexatos ou desatualizados.
10.1.4. Anonimização, o bloqueio ou a eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação de proteção de dados pessoais.
10.1.5. Portabilidade dos dados tratados pela VR para outro fornecedor de serviços ou produtos, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da ANPD, observados os segredos comercial e industrial.
10.1.6. Eliminação dos dados pessoais tratados pela VR com o seu consentimento, exceto quando aplicáveis as hipóteses de conservação previstas pela lei.
10.1.7. Informação sobre as entidades públicas e privadas com as quais a VR realizou o uso compartilhado de dados, bem como sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências desta negativa.
10.1.8. Revogação do consentimento, quando o tratamento depender o seu consentimento, a qualquer momento, por meio de manifestação expressa, por procedimento gratuito e facilitado. A revogação do seu consentimento não afeta a legalidade de tratamentos realizados até o momento da revogação.
10.1.8.1. A revogação do consentimento poderá impedir que você utilize funções específicas das Soluções ou, a depender do caso, inviabilizar o acesso ao SuperApp.
10.1.9. Revisão das decisões tomadas pela VR com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses.
10.1.10. Petição em relação aos seus dados pessoais contra a VR perante a ANPD.
10.1.11. Oposição a tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de descumprimento ao disposto na LGPD.
10.2 Caso você tenha interesse em exercer algum dos direitos elencados acima, você deve entrar em contato com a VR por meio das informações de contato indicadas no item 11.5 da seção “Disposições gerais” abaixo.
10.3 Além disso, caso você tenha interesse em cessar o recebimento de mensagens de marketing por parte da VR, você pode a qualquer momento se desvincular dessas mensagens, por meio de descadastro que pode ser feito a partir do link de opt-out dentro da própria mensagem enviada (seja por e-mail ou SMS, seja dentro das plataformas e aplicativos disponíveis).
10.4 Em relação à solicitação de eliminação dos seus dados pessoais, a VR cumprirá pedidos de exclusão de dados pessoais mediante sua solicitação ou diante de obrigações legais. Nesse caso, esses dados serão excluídos definitivamente, ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas na legislação, e os casos em que essa manutenção for permitida por lei.
11. Disposições gerais
11.1. Esta Política de Privacidade consiste na versão válida e eficaz das informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais pela VR. Essa versão é responsável por governar todas as relações entre você e a VR, exceto quando você utilizar serviços que possuem Políticas de Privacidade próprias .
11.1.1. A versão da Política de Privacidade em vigor será sempre a mais recente. Para identificar a data da versão em vigor, você deve verificar a seção “Última modificação”, no topo deste documento.
11.2. A VR se reserva o direito de atualizar e modificar periodicamente quaisquer de seus documentos, incluindo esta Política de Privacidade.
11.2.1. Qualquer modificação nesta Política que acarrete impacto no consentimento previamente fornecido ou implique ônus financeiro para você será comunicada pela VR com antecedência. No entanto, qualquer alteração feita por razões legais ou devido a novas funcionalidades de um serviço entrará em vigor imediatamente.
11.2.2. A VR está em constante busca de melhoria para oferecer a você a melhor experiência possível na utilização das Soluções. No entanto, as Soluções são oferecidas da forma como se encontram, de modo que a VR pode implementar livremente mudanças, alterações, adições, supressões e quaisquer outras formas de modificação nas Soluções.
11.2.3. Você pode deixar de usar as Soluções a qualquer momento. Da mesma forma, a VR também poderá deixar de executar as Soluções a você a qualquer momento, bem como incluir ou criar limites às Soluções, observadas as condições firmadas entre você e a VR na contratação de cada Solução disponível.
11.2.4. Se você não concordar com qualquer alteração a esta Política, você deverá interromper o uso das Soluções. Caso contrário, o uso posterior das Soluções acarretará a sua ciência da nova versão da Política.
11.3. A VR pode disponibilizar informações adicionais a você sobre as suas práticas de tratamento de dados pessoais relacionadas a determinadas Soluções. Essas informações podem complementar ou esclarecer as práticas da privacidade da VR ou fornecer a você escolhas adicionais sobre como a VR efetua o tratamento de seus dados pessoais. De todo modo, a VR se compromete a seguir as obrigações legais e regulatórias aplicáveis ao tratamento de dados pessoais e ao seu setor de atuação.
11.4. A VR não adota como prática a requisição de informações de conta e o envio de e-mails com promessas, ofertas e formulários. Todas as comunicações da VR com você serão feitas com links para sites e blogs de empresas da VR. Assim, caso você receba qualquer comunicação nesse sentido, mesmo que o seu destinatário se identifique como membro da VR, você deverá entrar em contato imediatamente com a VR por meio das informações de contato indicadas abaixo.
11.5. Caso queira exercer algum dos direitos previstos nesta Política ou tenha qualquer dúvida sobre este documento e as práticas nele descritas, você deverá entrar em contato com o encarregado de dados da VR, por meio do e-mail encarregado_vr@vr.com.br, ou dos telefones (11) 4004-4938 (para regiões metropolitanas) ou 0800 596-3838 (demais localidades). A encarregada pelo tratamento de dados pessoais da VR é Andrea Deda Duarte Leite.
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