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Melhores práticas Confira nossas dicas de segurança para fazer o melhor uso possível do Portal VR e das nossas soluções.

Para sua Empresa Para Estabelecimentos

Para sua Empresa

Para Estabelecimentos

Melhores práticas para sua empresa

Aqui você vai encontrar as melhores práticas para que sua empresa faça o melhor uso possível e das nossas soluções. Vamos, lá?

 

USUÁRIOS E ACESSOS

USUÁRIO MASTER

O que é usuário Master?

  • É o usuário principal criado na ativação do contrato com a VR Benefícios. Aquele que possui acesso para realizar toda e qualquer operação no Portal VR. Ex. Realizar pedidos, incluir e excluir beneficiários, recolhimento de crédito, etc.
     
  • Troca de usuário Master.
    É a processo de troca de usuário Master do RH, quando a empresa necessita alterar quem terá este acesso completo.
     

IMPORTANTE: O usuário máster possui todos os acessos e privilégios ao portal VR. Por isso, é recomendado cuidado redobrado com a utilização deste acesso e com quem fará uso do mesmo.

 

DICA: Uma boa prática é criar usuários específicos para cada operação (vide item abaixo – perfis de usuários), deixar o usuário MASTER guardado sob custódia de pessoa de confiança e só usá-lo quando necessário.

 

PERFIS DE USUÁRIOS

  • O Portal RH possui vários perfis de acesso que podem ser segregados de acordo com a necessidade específica de cada cliente.
     
    • Segurança
      • Cria e edita os usuários do portal e permissões de acesso.
         
    • Operação
      • Acessa todas as funcionalidades, exceto criação e edição de usuários. Na consulta de pedidos não visualiza boletos.
         
    • Menu Pedidos
      • Cria, edita e consulta pedidos de cartões e créditos.
         
    • Menu Cadastros e Consultas
      • Cria, edita e consulta cadastro de funcionários, local de entrega, centro de custo, provisórios, contratos e desligamentos.
         
    • Financeiro
      • Consulta pedidos para visualizar os boletos e desligamentos de beneficiários.
         
    • Desbloqueio de AR
      • Acesso específico ao serviço de desbloqueio de AR para liberação dos cartões.
         
    • Consultas
      • Apenas consulta cadastros e pedidos realizados.
         
    • Gestão dos cartões de local específico
      • Consulta saldo/extrato de beneficiários e de cartões provisórios de um respectivo local de entrega.
         
    • Operação com restrição de Transferência de Saldo
      • Acessa todas as funcionalidades, exceto criação, edição de usuários e transferência de saldo. Na consulta de pedidos não visualiza boletos.
         
    • Relatórios Administrativos
      • Acessa relatórios administrativos.
         
    • Gestão dos cartões de local específico
      • Consulta saldo/extrato de beneficiários e de cartões provisórios de um respectivo local de entrega.
         
    • Master
      • Dá aceite nos contratos, cria os demais usuários e acessa todos os serviços disponíveis no portal.

 

CRÉDITOS E PAGAMENTOS

RECOLHIMENTO DE CRÉDITO

Com o Decreto 10.854/2021 o crédito efetuado no cartão do trabalhador pertence a este mesmo após a rescisão contratual. Assim, somente será possível fazer o recolhimento de crédito de um cartão de trabalhador nos casos de erro ou duplicidade. Este crédito poderá ser utilizando pelo cliente RH como abatimento em um novo pedido ou para devolução na conta corrente do cliente.

 

  • Essa operação poderá ser realizada através do acesso ao Portal de Pedidos com usuário e senha ou por abertura de chamado na Central de Atendimento da VR Benefícios. O crédito deverá ser recolhido pelo cliente do cartão do trabalhador para a conta do cliente RH.
  • O RH deverá solicitar a carta de crédito através de abertura de um chamado pela Central de Relacionamento da VR Benefícios, solicitando a transferência do valor da conta do cliente, para a conta do Emissor (VR Benefícios).
  • Esse crédito pode ser aplicado como abatimento em um próximo pedido do cliente ou devolvido em conta corrente vinculado ao CNPJ de origem do crédito.

 

CRÉDITO COMANDADO

  • Somente nos casos de erros ou duplicidade o cliente pode utilizar a funcionalidade de Recolhimento de um saldo do cartão do trabalhador e fazer a transferência do valor para outro cartão de trabalhador. A operação poderá ser solicitada, através do acesso ao Portal de Pedidos com usuário e senha ou por abertura de chamado na Central de Relacionamento da VR Benefícios.


DÉBITO AUTOMÁTICO

  • O pedido de débito automático será enviado para a autorização do banco parceiro em diferentes momentos, dependendo da modalidade de cobrança em que o pedido foi feito no portal RH.
  • Pré-Pago: Agendamento do Débito é enviado com antecedência de 1 a 3 dias conforme a data do crédito, solicitado pelo cliente no pedido realizado no portal.

 

BOLETOS (FRAUDES DE BOLETOS, PAGAMENTOS, ENVIO, ETC)

  • Para saber como identificar um boleto falso, confira as dicas abaixo:
  • Sempre analise os dados do beneficiário: confira o CNPJ e Razão Social descritos no boleto.
  • Certifique-se qual a fonte de origem do envio: a emissão do boleto deve ser feita sempre por canais oficiais.
     

Confira os dados descritos no boleto: data de vencimento, CNPJ, nome completo. Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com Central de Relacionamento da VR Benefícios.


CORRETA UTILIZAÇÃO DOS BENEFÍCIOS

Os cartões Refeição e Alimentação concedidos pela VR, seguem as diretrizes da Lei do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Assim, devem ser utilizados para finalidades específicas, ou seja, compra de refeição e produtos in natura, respectivamente. O desvirtuamento da utilização pode acarretar a perda do incentivo fiscal para a empresa que contrata esses serviços e configurar crime de estelionato para o trabalhador que o desvirtua, especialmente aqueles que trocam o benefício por dinheiro.
 

Recomendamos que orientem seus colaboradores sobre a forma correta da utilização dos seus benefícios.


GESTÃO DA CONTA RH

Para melhor gestão dos benefícios o Portal RH dispõe de uma conta, denominada Conta RH, onde as empresas clientes podem manter saldo para distribuir em cartões de forma a atender àqueles trabalhadores, recém contratados, dentre outras necessidades. Os recolhimentos de créditos já disponibilizados em cartões devem observar algumas regras, ou seja, poderá ser realizado somente na hipótese de erro comprovado ou duplicidade nas solicitações de crédito nos cartões.
 

Todo recolhimento de crédito e comando ensejam o envio automático de e-mail para os usuários masters da empresa cliente, formalizando e dando ciência sobre as movimentações ocorridas no âmbito da Conta RH.

 

SEGURANÇA

  • DICAS DE SENHA
    • Sempre utilize senhas fortes e diferentes das datas comemorativas (Ex. Aniversário);
      • Não use senhas fracas como sequência de números e letras (Ex. 12345, 111111 ou aaaaa).
      • Deve conter caracteres especiais.
      • Deve conter letras maiúsculas e minúsculas.
      • Deve conter números.
  • Solicitar a troca periódica da senha.
  • Não utilizar as senhas anteriores.
  • Nunca forneça ou compartilhe seus dados dos cartões de benefícios e senha para outras pessoas e em canais de atendimento.
  • Não salve suas senhas em planilhas ou arquivos de testes. Prefira por usar gerenciadores de senha bem avaliados do mercado.
  • Não reutilize senhas entre múltiplos sites/serviços.
  • Sempre digite sua senha assegurando-se de que ninguém esteja vendo ou anotando seus dados.
     

IMPORTANTE: A senha é pessoal e intransferível.

 

PHISHING

  • Técnica onde os golpistas procuram enganar e persuadir potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis (como logins e senhas) ou a realizarem ações, através de mensagens (e-mail ou SMS) redirecionando para páginas falsas. Para isso, costumam utilizar temas como:
    • Atualização de cadastro.
    • Comprovante de pagamento e/ou envio de boletos.
    • Promoções.
    • Novas campanhas, como lançamento de produtos e serviços.
    • Suspensão de acesso.

 

DICAS DE COMO ENVITAR PHISHING

  • Não considere que mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis, pois o campo do remetente pode ter sido falsificado.
  • Cuidado com links curtos que ofusquem a página de destino.
  • Digite o endereço do site diretamente no navegador web, evitando clicar nos links enviados por e-mail/SMS.
  • Evite usar dispositivos móveis e computadores de terceiros;
  • Evite usar redes Wi-Fi públicas.
  • Certifique-se de usar conexões seguras. Alguns indícios desse tipo de conexão são:
    • o endereço do site começa com Erro! A referência de hiperlink não é válida.
    • o desenho de um “cadeado fechado” é mostrado na barra de endereço.

 

OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA

  • Utilize software original e atualizado.
  • Instale um antivírus e mantenha atualizado.
  • Os aplicativos VR estão disponíveis nas lojas Google Play e App Store.
  • Cuidado com aplicativos de terceiros, baixando de fontes confiáveis e bem avaliadas.
  • Cuidado com extensões de navegadores.
  • Cuidados com documentos:
  • A fim de evitar possíveis fraudes em seu nome pessoal ou da empresa, são necessárias algumas medidas para manter sua documentação segura:
    • Cuidados com compras online e e-mails com links duvidosos. Faça suas transações apenas em sites e plataformas confiáveis.
    • Caso perca documentos, faça um boletim de ocorrência. Entre em contato imediato com a central de atendimento da VR caso note alguma fraude em seu nome.
    • Não passe dados à distância, salvo em canal de comunicação oficial da VR.
    • Cuidado com documentos e cartões descartados. O ideal é sempre picar/cortar qualquer tipo de documento antes de jogá-lo no lixo.
  • Na hora da compra certifique-se que o valor desta seja o mesmo valor lançado para débito em seu cartão.
  • Nunca utilize seu cartão em lugares de procedência duvidosa.

 

 


 

Para sua Empresa Para Estabelecimentos

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Para Estabelecimentos

 

Melhores práticas para Estabelecimentos

Aqui você vai encontrar as melhores práticas para que seu estabelecimento faça o melhor uso possível e das nossas soluções. Vamos, lá?

 

USUÁRIOS E ACESSOS

USUÁRIO MASTER

  • O que é usuário Master de Estabelecimento Comercial?
    • É o usuário principal criado na ativação do contrato com a VR Benefícios. Aquele que possui privilégios para realizar toda e qualquer operação no Portal VR.
       
  • Troca de usuário Master de Estabelecimento Comercial
    • É a processo de troca de usuário Master do Estabelecimento, quando é necessário fazer a alteração do mesmo.

IMPORTANTE: Apenas o Representante Legal pode solicitar a alteração do usuário master.

 

FINALIDADES DOS CARTÕES VR

Os cartões Refeição e Alimentação concedidos pela VR, seguem as diretrizes da Lei do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Assim, devem ser utilizados para finalidades específicas, ou seja, compra de refeição e produtos in natura, respectivamente.

A VR monitora constantemente as transações realizadas pelos Estabelecimentos e uma vez detectado o desvirtuamento na utilização dos benefícios, as diretrizes do PAT preveem penalidades que vão desde o descredenciamento do estabelecimento comercial, podendo, inclusive, após investigação criminal, ser imputado o crime de lavagem de dinheiro.

Recomendamos que jamais compre créditos dos seus clientes, pois com base na legislação vigente e no contrato celebrado, a VR tem a prerrogativa de cancelar de forma definitiva seu credenciamento, além do risco de enquadramento nas sanções acima descritas.

 

FINANÇAS

REEMBOLSOS

Os pagamentos de reembolso são realizados através de transferência dos valores para a conta corrente informada no seu cadastro. É necessário que conta corrente seja jurídica e esteja no nome/CNPJ do estabelecimento. Caso contrário, a transferência é devolvida pelo banco. Portanto, é muito importante manter os dados bancários e de contato sempre atualizados.
 

ALTERAÇÃO DE DOMICÍLIO BANCÁRIO

Para efetuar alterações, no portal clique em "Acesse sua conta". Em seguida, selecione "Estabelecimento” e entre com seu e-mail e senha. Se preferir, é só clicar aqui http://beneficios.vr.com.br/loginportal para acessar.

Após entrar no site com e-mail e senha, clique em “Meus dados” e depois em “Dados bancários”. Atualize os dados necessários e clique em salvar.

IMPORTANTE:

Os dados cadastrais e bancários são de responsabilidade do Estabelecimento Comercial.

A alteração de dados bancários está sujeita a análise e solicitação de envio de documentos adicionais.

 

BOLETOS (FRAUDES DE BOLETOS, PAGAMENTOS, ENVIO, ETC)

  • A VR Benefícios não envia boletos para pagamentos à estabelecimentos. Sempre que suspeitar de algo, entre em contato com a VR.
  • Para saber como evitar um boleto falso, confira as dicas abaixo:
    • Sempre analise os dados do beneficiário: confira o CNPJ e Razão Social descritos no boleto.
    • Certifique-se qual a fonte de origem do envio: a emissão do boleto deve ser feita sempre por canais oficiais.
    • Confira os dados descritos no boleto: data de vencimento, CNPJ, nome completo. Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com o emissor do boleto.

 

CONTAS DIGITAIS

A Conta Digital está disponível desde o início do ano de 2021, é possível realizar TEDs, Pagamentos de Contas, Geração de Boletos e poderá visualizar o saldo da conta e do seu cartão VR Compras.

 

CARTÃO DE DÉBITO VR COMPRAS

O Cartão de Débito pode ser utilizado na nossa Rede Credenciada com mais de 500 mil estabelecimentos em diversos setores de atuação. Somente o Representante Legal da empresa ou procurador com documentação válida poderá efetuar a contratação.

Com ele você pode fazer as compras para o seu estabelecimento de forma prática e segura com mais controle do seu fluxo de caixa.

 

SEGURANÇA

  • Dicas de Senha
  • Sempre utilize senhas fortes e diferentes de datas comemorativas (Ex. Aniversário);
    • Deve conter números.
    • Deve conter letras maiúsculas e minúsculas.
    • Deve conter caracteres especiais.
    • Não use senhas fracas como sequência de números e letras (Ex. 12345, 111111 ou aaaaa)
  • Solicitar a troca periódica da senha.
  • Não utilizar as senhas anteriores.
  • Nunca forneça ou compartilhe seus dados dos cartões de benefícios e senha para outras pessoas e em canais de atendimento.
  • Não salve suas senhas em planilhas ou arquivos de testes. Prefira por usar gerenciadores de senha bem avaliados do mercado.
  • Não reutilize senhas entre múltiplos sites/serviços.
  • Sempre digite sua senha assegurando-se de que ninguém esteja vendo ou anotando seus dados.

    IMPORTANTE: A senha é pessoal e intransferível.

 

PHISHING

  • Técnica onde os golpistas procuram enganar e persuadir potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis (como logins e senhas) ou a realizarem ações, através de mensagens (e-mail ou SMS) redirecionando para páginas falsas. Para isso, costumam utilizar temas como:
    • Atualização de cadastro
    • Comprovante de pagamento e/ou envio de boletos
    • Promoções
    • Novas campanhas, como lançamento de produtos e serviços
    • Suspensão de acesso

 

DICAS DE COMO EVITAR PHISHING

  • Não considere que mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis, pois o campo do remetente pode ter sido falsificado.
  • Cuidado com links curtos que ofusquem a página de destino.
  • Digite o endereço do site diretamente no navegador web, evitando clicar nos links enviados por e-mail/SMS.
  • Evite usar dispositivos móveis e computadores de terceiros.
  • Evite usar redes Wi-Fi públicas.
  • Certifique-se de usar conexões seguras. Alguns indícios desse tipo de conexão são:
    • o endereço do site começa com Erro! A referência de hiperlink não é válida.
    • o desenho de um “cadeado fechado” é mostrado na barra de endereço.

 

OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA

  • Utilize software original e atualizado.
  • Instale um antivírus e mantenha atualizado.
  • Os aplicativos VR estão disponíveis nas lojas Google Play e App Store.
  • Cuidado com aplicativos de terceiros, baixando de fontes confiáveis e bem avaliadas.
  • Cuidado com extensões de navegadores.
  • Cuidados com documentos.
  • A fim de evitar possíveis fraudes em seu nome pessoal ou da empresa, são necessárias algumas medidas para manter sua documentação segura:
    • Cuidados com compras online e e-mails com links duvidosos. Faça suas transações apenas em sites e plataformas confiáveis.
    • Caso perca documentos, faça um boletim de ocorrência. Entre em contato imediato com a central de atendimento da VR caso note alguma fraude em seu nome.
    • Não passe dados à distância, salvo em canal de comunicação oficial da VR.
    • Cuidado com documentos e cartões descartados. O ideal é sempre picar/cortar qualquer tipo de documento antes de jogá-lo no lixo.
  • Na hora da compra certifique-se que o valor desta seja o mesmo valor lançado para débito em seu cartão.
  • Nunca utilize seu cartão em lugares de procedência duvidosa.

     
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